Acórdãos Recentes
Tribunal: Tribunal da Relação de Coimbra
Sessão: 08 Julho 2025
Relator: LUÍS MIGUEL CALDAS
IMPUGNAÇÃO DA MATÉRIA DE FACTO
REJEIÇÃO
PROVIDÊNCIA CAUTELAR
CONTRATO DE LOCAÇÃO FINANCEIRA
RESOLUÇÃO
ENTREGA JUDICIAL
REQUISITOS
REGRA DA PROPORCIONALIDADE
1. Sendo impugnada a decisão da 1.ª instância sobre a matéria de facto, o recorrente, além de ter de cumprir os ónus de alegação, de especificação e de conclusão, deve obrigatoriamente especificar, no requerimento recursivo, sob pena de rejeição: (i) os concretos pontos de facto que considera incorrectamente julgados, (ii) os concretos meios probatórios para proferir nova decisão, (iii) e a decisão substitutiva sobre a matéria de facto que deverá ser proferida, de harmonia com as alíneas a), b…
Tribunal: Tribunal da Relação de Coimbra
Sessão: 08 Julho 2025
Relator: CARLOS MOREIRA
ACIDENTE DE VIAÇÃO
DANO DE USO
INDEMNIZAÇÃO
MONTANTE DIÁRIO PREVISTO NO ARTIGO 40.º
N.º 2
DO DL 291/2007
ABUSO DE DIREITO
I - Verbalizando duas testemunhas, com idênticos conhecimentos na matéria, valores diferentes para o valor de mercado de um veículo, e inexistindo documento que inequivocamente corrobore a versão de uma delas, é ajustado dar-se por provado o valor mediano dos montantes expressados. II- Para se ter jus a indemnização por privação do uso, vg. de veículo automóvel, não basta a mera indisponibilidade do carro, mas, por outro lado, não se exige a prova de danos concretos e efetivos, sendo necessár…
Tribunal: Tribunal da Relação de Coimbra
Sessão: 08 Julho 2025
Relator: CARLOS MOREIRA
DECLARAÇÃO DE PARTE
VALORAÇÃO PROBATÓRIA
INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
VIOLAÇÃO DO DEVER DE INFORMAÇÃO
DANOS
INDEMNIZAÇÃO
PRESCRIÇÃO
I - A censura sobre a convicção probatória do julgador, apenas pode ser concedida – máxime perante prova pessoal e considerando os benefícios da imediação e da oralidade – se tal convicção se revelar manifestamente desconforme à prova invocada, e, assim, os meios probatórios aduzidos pelo recorrente e a exegese deles operada não apenas sugiram, mas antes imponham tal censura – artº 640ºdo CPC. II – As declarações de parte não podem ser liminarmente desvalorizadas, antes podendo ter virtualidad…
Tribunal: Tribunal da Relação de Coimbra
Sessão: 08 Julho 2025
Relator: FERNANDO MONTEIRO
ARGUIÇÃO DE NULIDADES
PRESCRIÇÃO PRESUNTIVA
ATOS INCOMPATÍVEIS COM A PRESUNÇÃO DE CUMPRIMENTO
I - A arguição da nulidade decorrente de deficientes menções da ata de julgamento e de deficiente gravação deste, feita no recurso, é intempestiva. II – Julga-se a divergência na valoração da prova, para apurar se ocorreu o pagamento dos serviços prestados pelo Autor. Na reapreciação, não encontramos elementos convincentes para alterar o decidido. III - Os “actos incompatíveis com a presunção de cumprimento”, a que se refere o artigo 314º do Código Civil, podem traduzir-se, como no caso, na im…
Tribunal: Tribunal da Relação de Coimbra
Sessão: 08 Julho 2025
Relator: FONTE RAMOS
ARRENDAMENTO URBANO
REGRAS DE HIGIENE
INEXIGIBILIDADE DA MANUTENÇÃO DA RELAÇÃO DE ARRENDAMENTO
RESOLUÇÃO DO CONTRATO
1. Considerando o disposto no n.º 2 do art.º 1083º do CC, para a pretensão resolutiva do arrendamento proceder, terá o autor de demonstrar, não apenas que ocorreu determinada situação de incumprimento contratual culposo, mas ainda de alegar circunstanciadamente que tal situação de incumprimento, imputável à parte que desrespeitou o contrato, deve determinar - num juízo objetivo, proporcional e razoável - a inexigibilidade de manutenção da relação contratual. 2. Provando-se, além do mais, que o…
Tribunal: Tribunal da Relação de Coimbra
Sessão: 08 Julho 2025
Relator: CARLOS MOREIRA
REGISTO PREDIAL
DUPLO REGISTO SOBRE O MESMO PRÉDIO
COMPOSSE
I- A censura sobre a convicção probatória do julgador, apenas pode ser concedida – máxime perante prova pessoal e considerando os benefícios da imediação e da oralidade – se tal convicção se revelar manifestamente desconforme à prova invocada, e, assim, os meios probatórios aduzidos pelo recorrente não apenas sugiram, mas antes imponham tal censura – artº 640ºdo CPC. II - Havendo duas descrições registais do mesmo prédio, elas anulam-se mutuamente, inexistindo a presunção do artigo 7.º do Códi…
Tribunal: Tribunal da Relação de Coimbra
Sessão: 08 Julho 2025
Relator: FONTE RAMOS
EMBARGOS DE EXECUTADO
DESPACHO SANEADOR
PRESCRIÇÃO
RECURSO AUTÓNOMO
CESSÃO DE CRÉDITO
CITAÇÃO
1. O despacho saneador incide sobre o “mérito da causa” quando nele se julga procedente ou improcedente algum ou alguns dos pedidos relativamente a todos ou alguns interessados, ou quando, independentemente da solução dada ou da posterior evolução processual, nele se apreciem exceções perentórias, como a caducidade, a prescrição, a compensação, etc., pelo que, ainda que não determine a extinção total da instância (prosseguindo esta para apreciação de outras questões), a correspondente decisão …
Tribunal: Tribunal da Relação de Coimbra
Sessão: 08 Julho 2025
Relator: FONTE RAMOS
MEIO DE PROVA
DOCUMENTO
FATURA
INJUNÇÃO
RESPONSABILIDADE CONTRATUAL
1. Os documentos não são factos, mas simples meios de prova dos factos alegados, pelo que, em cumprimento do disposto no art.º 607º, n.ºs 3, 1ª parte e 4, do CPC, deverá o juiz indicar os factos provados pelos documentos. 2. A faturação é, em regra, uma operação unilateral efetuada pelo vendedor ou prestador de bens e/ou serviços e não traduz, necessariamente, qualquer consenso ou acordo (do pretenso devedor) quanto ao seu teor. 3. O procedimento de injunção não é o adequado à exigência de cré…
Tribunal: Tribunal da Relação de Coimbra
Sessão: 08 Julho 2025
Relator: VÍTOR AMARAL
PROCESSO DE INVENTÁRIO
INCIDENTE DE RECLAMAÇÃO DE BENS
ALEGAÇÃO E PROVA DOS FACTOS
DOCUMENTO DE QUITAÇÃO ASSINADO PELO INVENTARIADO
RENOVAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PROVA NO TRIBUNAL DE RECURSO
1. - Constituindo a reclamação à relação de bens em processo de inventário um incidente, a que se aplicam as disposições gerais dos incidentes da instância, a respetiva tramitação carateriza-se pela brevidade e simplicidade, também no plano probatório e de garantias das partes/interessados (art.ºs 1091.º, n.º 1, 1105.º, n.ºs 1 a 3, e 292.º a 295.º, todos do CPCiv.). 2. - Tendo o inventariado emitido declaração de recebimento da quantia devida e de quitação, em documento particular autenticado,…